Rating: 3.0/5 (154 votos)


ONLINE
1





Partilhe esta Página


Boas Maneiras
Boas Maneiras

Socialmente

  • Pratique a cortesia básica. Diga "por favor" e "obrigado", quando você precisar, até mesmo para a pessoa atrás do balcão de uma loja ou lanchonete. As pessoas percebem quando você tem uma atitude cortês e respeitosa, e isso pode significar muito para elas.

  • Fale de forma educada. Mantenha o volume de sua voz tão baixo quanto possível, certificando-se, é claro, que as pessoas possam ouvi-lo(a), e não use gírias ou palavras de enchimento como "como", "uh", "então" etc.
    • Se possível, tente pronunciar todas as letras das palavras. Por exemplo, em vez de dizer "falô" tentar pronunciar "falou".
       
    • Não converse sobre assuntos rudes, tais como as funções corporais, fofocas, piadas sujas, palavrões, ou qualquer coisa que você não gostaria que a sua mãe (ou alguém que você gosta) ouvisse você dizer.
       
    • Não interrompa alguém quando ele ou ela estiver falando. Seja um bom ouvinte, e aguarde a sua vez de falar.

  • Mantenha as portas abertas para outras pessoas. Não são somente os homens que abrem a porta para uma mulher; se alguém for passar por uma porta logo depois de você, dê um passo atrás e mantenha a porta aberta e fale "O senhor/senhora primeiro," se a pessoa for um estranho, se não, chame-a pelo nome.Se você não tiver certeza se a outra pessoa gostaria de ter você segurando/abrindo a porta, pergunte educadamente "Posso abrir a porta para você?" Isso dará a outra pessoa a oportunidade de aceitar ou recusar.

  • Ofereça o seu assento no transporte público. Se você estiver em um trem ou ônibus lotado e notar que alguém lutando para ficar de pé (como uma pessoa idosa, uma mulher grávida, ou alguém carregando uma criança ou vários pacotes), ceda o seu lugar. Dizer algo como "eu ficaria muito contente se você aceitasse sentar no meu lugar" pode tornar a situação menos desagradável para a outra pessoa. Não fique sem graça se ele ou ela recusar, você sempre pode deixar o convite em aberto usando uma frase como "Por favor, sinta-se a vontade para me avisar se você mudar de ideia."

  • Seja um motorista cortês. Ter boas maneiras no trânsito pode parecer ultrapassado, mas na verdade é uma questão de segurança. Tente seguir estas dicas:
    • Ao se deparar em um cruzamento onde outro motorista não parece saber quem tem a preferência, faça um sinal para que ele ou ela se movimente antes de você.
       
    • Dê preferência aos pedestres, e tente não “roubar” o espaço dos ciclistas. Lembre-se, o seu veículo é muito mais perigoso para eles do que eles são para você, por isso é de sua responsabilidade tentar garantir que todos estejam seguros.
       
    • Não cole na traseira do carro a sua frente ou se recuse a deixá-lo entrar na sua pista.
       
    • Use a seta ao mudar de direção, mesmo quando achar que não há nenhum outro carro ou alguém por perto - você nunca sabe se há um pedestre ou ciclista fora do alcance da sua visão.

  • Saiba como cumprimentar as pessoas. Quando se encontrar em uma situação informal ou formal, reconhecer a presença de outra pessoa é um ponto fundamental de ter boas maneiras. (Ignorar a presença de outras pessoas pode ser visto como um insulto na maioria dos casos.) Aqui está o que fazer:
    • Ao cumprimentar alguém que você conhece, como um membro da família ou amigo próximo, uma saudação informal é suficiente. Pode ser tão simples como "Olá, como vai?"
       
    • No caso de ser alguém mais velho, um cliente/paciente, líder da igreja, ou qualquer outra pessoa com quem você não tenha muito intimidade, cumprimente-a formalmente, a menos que você tenha sido instruído(a) a fazer o contrário. Cumprimente a outra pessoa usando o seu título (como doutor, doutora, padre, pastor, etc), ou use "senhor" ou "senhora". Evite o descontraído "ei" ou "oi", e procure falar em sentenças completas. Algo como "Olá, doutor Miguel. Está tudo bem com o senhor?" pode ser apropriado.
       
    • Use os gestos adequados. Para cumprimentos informais, a maneira como você interage fisicamente com essa pessoa fica ao seu critério - você pode não fazer nada, ou oferecer um abraço, aperto de mão, ou outra saudação adequada ao seu relacionamento com essa pessoa. Para cumprimentos formais, porém, é apropriado oferecer um aperto de mão ou inclinar a cabeça ligeiramente para frente. Se a pessoa que você estiver cumprimentando formalmente quiser lhe dar um abraço ou um beijo no rosto, aceite o gesto

  • Felicite as pessoas. Parabenize alguém que acabou de fazer uma grande realização (como graduação ou promoção no trabalho), ampliou a família (como casamento ou nascimento de um filho), ou fez qualquer outra coisa digna de louvor.
    • Seja um bom esportista. Felicite alguém que ganhou de você numa corrida, em algum tipo de eleição, ou em outra competição.

  • Arrume-se adequadamente. Se você está indo para a escola, trabalho, ou apenas ao supermercado, suas boas maneiras passarão despercebidas se você não estiver bem arrumado(a). Tome um banho todos os dias, e mantenha o seu cabelo, pele, unhas e roupas o mais limpo possível. Use roupas limpas e passadas apropriadas para o ambiente em que você se encontra (seja um uniforme de escola ou o vestuário usado para o trabalho).
 
Muito obrigada
Carla, Daiana e Karina